Pular para o conteúdo

Vírus mais poderosos para celular: O que fazer? Como se prevenir?

O uso de vírus para infectar dispositivos conectados à internet começou com os computadores e se estende até os dias de hoje com ataques realizados também aos celulares, principalmente para roubar informações sigilosas e financeiras.

Aqui, apresentamos os vírus mais poderosos para celular, inclusive os mais frequentes, e fornecemos dicas para se prevenir contra eles. Saiba como eles funcionam e como se proteger.

vírus no celular

Principais vírus para celular

E quais seriam, especificamente, os vírus mais famosos e poderosos atualmente?

Preparamos uma lista com os principais (alguns existem há vários anos, inclusive):

☠️ Cavalo de Troia

Também chamado de Trojan Horse, esse vírus é um malware que tem nome autoexplicativo: ele vem disfarçado como algo seguro e bom, geralmente dentro de arquivos que podem ser baixados facilmente na internet.

Quando infecta o celular, o vírus faz ações programadas no dispositivo, conseguindo roubar dados pessoais e financeiros, com grande chance de causar prejuízo ao dono do smartphone.

A boa notícia é que a maioria dos antivírus disponíveis no mercado consegue identificar e bloquear a ação do Cavalo de Troia, protegendo o aparelho e dados, caso esteja instalado no celular.

☠️ Ransomware

O ransomware é um tipo de vírus que infecta o celular, bloqueia o acesso a arquivos e aplicativos, além de esconder o conteúdo armazenado no dispositivo por tempo indeterminado.

Tudo que está no celular só é liberado depois que o dono do aparelho cumprir o pedido do hacker, que normalmente envolve uma transação financeira, como transferência de dinheiro ou bitcoins.

Esse vírus, que danifica o dispositivo, redes de comunicação e armazenamento de dados, pode ser instalado por meio de aplicativos e abertura de links de fontes não seguras.

☠️ Loapi

vírus em android

O loapi é um vírus multitarefa que infecta aparelhos com sistema operacional Android e altera profundamente as funções dos celulares.

Ele se espalha por meio de anúncios de antivírus e também em aplicativos com conteúdo adulto.

Assim que instalado, o loapi assume a função de administrador do aparelho e modifica seus módulos, passando a controlar mensagens de texto, assinar serviços, usar recursos (como a internet) para transações com criptomoeda, entre outros.

Como o vírus gera uma carga altíssima de trabalho do aparelho, normalmente ele provoca um superaquecimento, o que acaba comprometendo o desempenho do smartphone e deforma sua bateria.

☠️ Keylogger

O Keylogger é um vírus que consegue capturar tudo o que é digitado pelo usuário do celular, portanto, consegue ler mensagens, documentos pessoais e senhas de e-mail, redes sociais e banco.

Um ponto interessante a ser ressaltado sobre o Keylogger é que normalmente ele vem embutido em outros tipos de vírus mais complexos, para facilitar o acesso a informações confidenciais.

Como se prevenir de vírus para celular?

O usuário do celular pode se prevenir e evitar a infecção do aparelho de diferentes formas. proteção contra vírus icon

Abaixo, listamos as mais eficazes e que entregam resultados em curto e longo prazo. Confira:

✔️ Baixe e instale um antivírus. Há vários gratuitos e pagos, basta escolher o que melhor atender suas necessidades. Tenha o cuidado de fazer o download diretamente da loja de aplicativos de seu smartphone ou no site oficial da empresa,

✔️ Não baixe arquivos de fontes não seguras e desconhecidas, principalmente os executáveis (*.exe, *.bat, *.js, *cmd, *scr) ou zipados (.zip, .rar, .7z),

✔️ Não abra links de origem desconhecida, sobretudo os que são encaminhados por SMS, MMS e e-mail,

✔️ Desconfie de mensagens com promoções irresistíveis, com preços muito abaixo do mercado, e não clique no link,

✔️ Desative a opção de instalação automática de aplicativos, para evitar o download de arquivos infectados,

✔️ Tenha a versão mais recente do sistema operacional de seu celular, porque ela é desenvolvida para reduzir vulnerabilidades que podem facilitar a contaminação por vírus.

O que fazer quando o celular foi contaminado?

Se ainda tiver controle do aparelho, instale um antivírus de uma marca reconhecida e que também ofereça garantias de retirada do vírus. escudo proteção icon

Normalmente, a ferramenta consegue removê-lo com sucesso.

???? Uma alternativa é tentar remover manualmente os aplicativos desconhecidos de seu smartphone, que podem ser acessados no menu de configurações do aparelho.

Não conseguiu remover vírus mesmo assim?

???? Uma solução mais drástica que pode ser tentada é fazer um reset do aparelho, voltando-o à versão de fábrica.

No entanto, é importante lembrar que essa opção pode levar à perda definitiva de dados armazenados no aparelho.

Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *