Pular para o conteúdo

Spyware: O que é? Como prejudica o dispositivo? Como evitar e remover?

Você sabe o que é um spyware? Essa programas são responsáveis por grande parte dos riscos que programas e aplicativos trazem ao seu computador ou celular!

Apesar de acharmos que basta um antivírus para nos proteger de algum programa malicioso, é preciso tomar alguns cuidados na internet. Isto é, alguns programas, mesmo com a presença do antivírus, ainda podem coletar informações sobre atividades realizadas no seu computador.

E é exatamente isso que os spywares fazem: criados para coletar informações, esse tipo de vírus pode trazer problemas para o seu aparelho.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que é um spyware e como você pode se proteger dele. Confira!

O que é um spyware?

spyware o que é

Em resumo, os spywares são programas espiões. Sua principal função é coletar informações sobre um, ou mais, atividades de um aparelho.

Apesar de ser usado para coleta de dados de usuários de modo ilícito, alguns spywares são usados de forma legal por empresas.

Ou seja, eles também podem ser usados para coletar informações de assinantes para a criação e divulgação de anúncios, por exemplo.

Porém, quando a utilização desse programa se dá sem o consentimento do usuário, o seu uso tem por objetivo coletar dados pessoais, de forma ilegal, o que pode trazer alguns prejuízos.

Malefícios do spyware

O spyware é um dos tipos de malware que, de alguma forma, pode trazer prejuízos para o usuário afetado por ele.

Mas como o spyware afeta o seu computador? Mesmo que alguns programas desse tipo sejam desenvolvidos para agir de modo legal, coletando dados do usuário com sua permissão, boa parte deles ainda são criados para causar algum estrago.

Em geral, o spyware é usado por hackers para acompanhar atividades realizadas por alguém em um computador ou celular.

função do spyware

Dessa forma, através do programa o hacker pode realizar a coleta de diversos dados da vítima, como login e senhas de sites, número e senha de cartão de crédito e documentos pessoais.

Com isso, além de ter acesso a inúmeros dados, os spywares podem ser usados para o roubo de informações pessoais e modificação de configurações do computador.

Como evitar os spywares?

Agora que você já sabe o que é um spyware e como ele é usado, é preciso entender como evitar esse tipo de programa.

Porém, como dito acima, alguns desses programas podem não ser maliciosos, o que torna difícil a sua identificação.

logo proteção pcProcure sempre desconfiar de solicitações de permissões na internet: um spyware não prejudicial apenas será instalado por meio de sua autorização, enquanto os maliciosos podem ser instalados sem que o usuário note.

Para ajudar você a evitar esse tipo de ameaça, alguns programas e aplicativos anti-spyware podem ajudar. Eles possuem um banco de dados completo e constantemente atualizado sobre spywares maliciosos, ajudando a detectar se o seu computador está sendo espionado.

Resumindo, para evitar um spyware, você deve:

???? Manter seu dispositivo protegido com um antivírus ou ferramenta anti-spyware atualizada,

???? Manter seu navegar atualizado e protegido,

???? Não baixar nenhum arquivo ou programa desconhecido ou suspeito,

???? Não abrir anexos de e-mails de contatos desconhecidos ou suspeitos,

???? Não preencher formulários ou clicar em propagandas suspeitas,

???? No celular, baixar apenas aplicativos conhecidos e recomendados, de fontes confiáveis, manter o dispositivo atualizado e protegido.

Seguindo essas dicas, é bem provável que você não seja afetado por spywares maliciosos.

Como se livrar de um spyware?

como remover spyware

O que fazer caso seu computador, ou celular, seja afetado por um spyware maliciosos e não correr o risco de ter seus dados roubados?

✔️ Primeiramente, para remover esse tipo de malware, o ideal é usar algum programa de proteção de sistemas e softwares anti-spyware.

Dessa forma, é possível não só identificar o programa, como também eliminá-lo para evitar maiores problemas. Além disso, você deve tomar algumas precauções caso acredite ter sido afetado.

✔️ Primeiro, certifique-se, com ajuda de um antivírus, que o seu aparelho está livre de ameaças.

✔️ Em seguida, caso ache que um malware esteja em seu aparelho há algum tempo, entre em contato com seu banco para alertá-los sobre possíveis transações fraudulentas.

Confira outras respostas para dúvidas frequentes sobre vírus de computador e celular, além de conhecer vários antivírus que podem facilitar sua vida e proteger seus dados.

Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0